Como tudo começou...

|

A Comunidade Nova Jerusalém começou quando um grupo de pessoas membros da Renovação Carismática pertencentes a Pastoral Carcerária realizavam visitas regularmente a cadeia pública de Uberaba levando a palabra bíblica às pessoas que ali estavam. Estes voluntários, sensibilizados com o crescente número de jovens em cárcere, que eram dependentes de álcool e outras drogas que manifestavam vontade de se recuperarem, decidiram criar uma entidade para apoiar estas pessoas. Inicialmente foi criado o NATA  - Núcleo de Apoio aos Toxicômano e Álcoolatras, seguindo a metodologia do Amor-Exigente. Posteriormente, diante da necessidade de oferecer tratamento aos dependentes, o voluntário Sr. Antônio Carlos de Resende doou uma área de 9,68 hectares, na zona rural de Uberaba para ser a sede da instituição, tendo sido fundada em novembro de 1992.

Barraca cedida pelo  4 º  BPM-MG  para acolher os quatro primeiros
dependentes e um coordenador em 1992.

Entrevista com o Sr. Antônio Carlos Resende - doador das terras onde se localiza a instituição.

Tânia: Qual o motivo desta doação das terras para criar esta obra de amor?
Antônio Carlos: Sou católico, membro da RCC (Renovação Católica Cristã). Como membro da Pastoral Carcerária, pude ver a dor daqueles escravos das drogas, pois 90% dos que estavam presos era devido aos problemas com as drogas.  Como eu também sofria de uma doença muito grave - a depressão, senti na pele a dor destes que tanto sofrem com esta doença. Naquela época, em Uberaba, não existia nenhum lugar especifico para tratar deste mal. Foi criado o NATA - Núcleo de Apoio aos Toxicômanos e Alcoólatras e, quando alguém buscava ajuda, encaminhávamos para Araxá e Goiânia, o que era muito difícil. Criamos a Nova Jerusalém e conseguimos facilitar e amenizar um pouco a vida destes irmãozinhos. Foi assim que tudo começou.

1 Comentário:

Unknown disse...

Fico muito feliz que continuam salvando vidas, e dando a eles oportunidades de viver em sociedade e construir familia, como meu esposo Rodrigo Martins que já esteve internado nestas dependências em 1998 e saindo em 1999 . Hoje temos 3 filhos e posso dizer que ele é um otimo pai e excelente marido. Apesar de uma recaida, estamos firmes na luta pois o amor supera tudo....

Postar um comentário

 

©2009 Comunidade Nova Jerusalem | Template Blue by TNB