DEPENDÊNCIA QUÍMICA

|

Dependência é a necessidade física ou psicológica da substância psicoativa,(SPA), que pelo uso continuado, leva ao hábito. A compulsão é também uma das características da dependência. Com a evolução da neuropsiquiatria percebe-se que algumas drogas que até há pouco pensava-se que causassem apenas dependência psicológica, também tem um componente biológico. Apesar disso, cabe a definição:
§  Dependência Psicológica – é uma característica de todas as drogas de abuso. É definida como a necessidade da droga pelo usuário, para atingir um nível máximo de funcionamento ou sentimento de bem estar. É difícil de qualificar a situação objetivamente, sendo de uso limitado para diagnóstico.
§  Dependência Física – é a adaptação fisiológica do organismo ao uso crônico da SPA. A síndrome de abstinência ocorre quando surgem sintomas fisiológicos na diminuição ou retirada abrupta da droga.
Os fatores que predizem o início de um problema com substâncias psicoativas são complexos, pois podem começar com um “ porre “ entre amigos ou com a vontade de se integrar à turma compartilhando o baseado; a verdade é que todos acreditam ter o controle da situação. Isso se modifica, quando o indivíduo, em um determinado momento, volta ao consumo para buscar alívio e funcionar melhor. Não existe, no exemplo, o uso responsável da cocaína, pois esta é uma droga que rapidamente produz adição.
       Um diagnóstico definitivo de dependência química ( álcool ou outras drogas ), poderá ser feito se três ou mais dos seguintes requisitos tiverem sidos experimentados ou exibidos durante o último ano:
§  Um forte desejo ou compulsão para consumir SPA expresso em palavras como  tipo “ estou seco por um gole  ” com componentes internos ( depressão, raiva, timidez ) e externos ( recebimento do pagamento de salário  ) associados.
§  Estado de abstinência fisiológica : quando o uso cessou ou diminuiu havendo a necessidade de  novamente consumir para obtenção de alívio.
§  Evidência de tolerância: quando é necessário doses cada vez maiores para atingir os efeitos originalmente produzidos com doses mais baixas. Como exemplo temos aquelas pessoas dependentes de álcool ou opiáceos que usam doses diárias suficientes, capazes de incapacitar ou matar usuários não tolerantes.
§  Dificuldade em controlar o comportamento de consumir, considerando início, término ou níveis de consumo.
§  Relevância com prioridade ao uso: abandono progressivo de prazeres ou interesses alternativos a favor do uso. “O mais importante é usar “, favorecendo companhias ou locais onde há a substância desejada, requerendo tempo gasto para obter, usar e se recuperar de seus efeitos. Isso mesmo com as “ broncas em casa “, mesmo com o dinheiro sendo necessário para outras finalidades.
§  Persistência do uso a despeito das conseqüências nocivas: como contrair uma úlcera, ou hepatite com o consumo continuado de álcool; usar cocaína, apesar dos estados depressivos, comprometimento cognitivo, déficit da memória e persistência no consumo da maconha. Em resumo, “vida curta , mas feliz “.
§  Estreitamento ( empobrecimento ) do repertório: direciona-se  para álcool ou droga mais forte , ou sempre a mesma, sem se preocupação com o fato de haver trabalho ou não a despeito enfim, de restrições sociais que determinam o comportamento adequado.
A síndrome de dependência pode estar presente para uma substância específica , por exemplo tabaco ou diazepan ; para uma classe de substâncias , por exemplo, drogas opióides; ou para uma gama mais variada de  substâncias; ou ainda incluir como critério de dependência , a possibilidade de reinstalação rápida da tolerância após um período sem consumo, isto é, o indivíduo voltaria a manter o mesmo padrão estereotipado anterior, sugerindo que exista uma memória bioquímica operante no cérebro.


Referência Bibliográfica

§  Pulcheiro, Gilda; Bicca, Carla; Silva, Fernando Amarante; (organizadores) Álcool, Outras Drogas Informação – o que cada profissional precisa saber
Editora Casa do Psicólogo, 2002 – Porto Alegre . p. 9-10.

 

©2009 Comunidade Nova Jerusalem | Template Blue by TNB